Empresa Contratante
Empresa Contratante: UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
Ramo da Atividade: Políticas públicas de desenvolvimento humano
A Representação da UNESCO no Brasil é um escritório nacional da região da América Latina. Seu principal objetivo é auxiliar a formulação e operacionalização de políticas públicas que estejam em sintonia com as estratégias acordadas entre os Estados Membros da UNESCO.
A atuação da UNESCO ocorre prioritariamente por intermédio de projetos governamentais de cooperação técnica, mas ocorre também em parceria com outros setores da sociedade civil, na medida em que seus propósitos venham a contribuir para as políticas públicas de desenvolvimento humano.
A Representação da UNESCO no Brasil foi estabelecida em 19 de junho de 1964 e se tornou Escritório Nacional no âmbito do Cluster Mercosul + Chile desde a nova estratégia de descentralização implementada pela sede da UNESCO. Em Brasília, o escritório da UNESCO iniciou suas atividades em 1972.
Dados da Vaga
Regulação, supervisão e avaliação de cursos técnicos nas EPTNM E nas IPES (02 vagas)
Projeto 914BRZ1137
Projeto 914BRZ1137
Requisitos/Perfil Desejado
- Qualificação educacional: Ensino Superior Completo em qualquer área, com diploma devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. Especialização ou Mestrado nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Biológicas ou Exatas, com diploma devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação.
- Experiência profissional: Experiência comprovada de 03 anos em gestão de projetos/programas de ações governamentais articuladas à área educacional ou social, em nível federal ou estadual, ou em assistência técnica de projetos de ação dessa natureza. Desejável: Experiência em programas e projetos relacionados à educação de jovens e adultos e/ou educação do campo, formação de profissionais da educação, em nível federal ou estadual, no âmbito da educação profissional e tecnológica, e a regulação, avaliação e supervisão de cursos da educação básica, ou profissional ou superior.
- Disponibilidade para viagens em todo o território nacional.
Atribuições e Responsabilidades
- Atividades do Produto 01:
- Levantar e sistematizar os contatos dos responsáveis pelos processos de regulação, avaliação e supervisão de cursos técnicos ofertados por instituições privadas de ensino (IPES e EPTNM) nos respectivos órgãos competentes nos estados e Distrito Federal.
- Propor metodologia e instrumento de coleta de dados sobre os processos de regulação, avaliação e supervisão de cursos técnicos ofertados por instituições privadas de ensino (IPES e EPTNM) nos respectivos órgãos competentes nos estados e no Distrito Federal.
- Aplicar metodologia e instrumento de coleta de dados sobre os processos de regulação, avaliação e supervisão de cursos técnicos ofertados por instituições privadas de ensino (IPES e EPTNM) nos respectivos órgãos competentes nos estados e no Distrito Federal.
- Sistematizar e analisar resultados obtidos sobre os processos de regulação, avaliação e supervisão de cursos técnicos ofertados por instituições privadas de ensino (IPES e EPTNM) nos respectivos órgãos competentes nos estados e no Distrito Federal por unidade da federação.
Elaborar cronograma de aplicação da metodologia e do instrumento de coleta de dados sobre os processos de regulação, avaliação e supervisão de cursos técnicos ofertados por instituições privadas de ensino (IPES e EPTNM) nos respectivos órgãos competentes nos estados e no Distrito Federal. - Atividades do Produto 02:
- Elaborar instrumento de verificação in loco de experiências de processos de regulação, avaliação e supervisão, pelos respectivos órgãos competentes, de cursos técnicos ofertados por instituições privadas (IPES e EPTNM) nas cinco regiões do país.
- Elaborar cronograma de aplicação de instrumento de verificação in loco de experiências de processos de regulação, avaliação e supervisão, pelos respectivos órgãos competentes, de cursos técnicos ofertados por instituições privadas (IPES e EPTNM) nas cinco regiões do país.
- Aplicar instrumento de verificação in loco de experiências de processos de regulação, avaliação e supervisão, pelos respectivos órgãos competentes, de cursos técnicos ofertados por instituições privadas (IPES e EPTNM) nas cinco regiões do país.
- Sistematizar e analisar resultados obtidos nas verificações in loco de experiências e processos de regulação, avaliação e supervisão, pelos respectivos órgãos competentes, e cursos técnicos ofertados por instituições privadas (IPES e EPTNM) nas cinco regiões do país.
- Atividades do Produto 03:
- Analisar legislação, critérios, procedimentos e parâmetros dos processos vigentes de regulação, avaliação e supervisão de cursos de educação superiores ofertados por IPES, identificando características em comum com os dos cursos técnicos ofertados por instituições privadas de ensino (IPES e EPTNM).
- Propor estratégias de aproximação dos processos vigentes de regulação, avaliação e supervisão de cursos superiores ofertados por IPES e dos cursos técnicos ofertados por instituições privadas de ensino (IPES e EPTNM)
- Atividades do Produto 04:
- Elaborar indicadores e instrumentos de regulação, avaliação e supervisão de cursos técnicos ofertados por instituições privadas (IPES e EPTNM).
- Propor estratégias comuns de regulação, avaliação e supervisão de cursos técnicos ofertados por instituições privadas (IPES e EPTNM) para todos os cursos ofertados instituições privadas (IPES e EPTNM), considerando as experiências exitosas das cinco regiões do país e a possibilidade de aproveitamento da experiência dos processos de regulação, avaliação e supervisão de cursos superiores ofertados por IPES.
Produtos
- Documento técnico contendo estudo analítico dos processos de regulação, avaliação e supervisão, adotados pelos órgãos competentes para cursos técnicos ofertados por instituições privadas (IPES e EPTNM) nas unidades da federação, incluindo a metodologia de levantamento (entrevista e questionário) de dados e informações e cronograma de aplicação.
- Documento técnico contendo estudo analítico dos resultados das verificações in loco das experiências de processos de regulação, avaliação e supervisão, pelos respectivos órgãos competentes, de cursos técnicos ofertados por instituições privadas (IPES e EPTNM), nas cinco regiões da federação (Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro‐Oeste), incluindo metodologia utilizada.
- Documento técnico contendo estudo analítico da legislação, critérios, procedimentos e parâmetros dos processos vigentes de regulação, avaliação e supervisão de cursos da educação superiores ofertados por IPES e, proposição de estratégias de aproximação desses itens com os cursos técnicos ofertados por instituições privadas de ensino (IPES e EPTNM).
- Documento técnico contendo proposta de indicadores, instrumentos e estratégias comuns de regulação, avaliação e supervisão de cursos técnicos ofertados por instituições privadas (IPES e EPTNM) para todos os cursos ofertados instituições privadas (IPES e EPTNM), considerando as experiências exitosas das cinco regiões do país e a possibilidade de aproveitamento da experiência dos processos de regulação, avaliação e supervisão de cursos superiores ofertados por IPES.
Observação
- Local de Trabalho: Brasília – DF
- Duração do contrato: Até 09 meses
Formação inicial e continuada, certificação e valorização dos profissionais da educação profissional e tecnológica
Projeto 914BRZ1137
Projeto 914BRZ1137
Requisitos/Perfil Desejado
- Qualificação educacional: Ensino Superior Completo em qualquer área, com diploma devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. Especialização ou Mestrado nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Biológicas ou Exatas, com diploma devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação.
- Experiência profissional: Experiência comprovada de 03 anos em gestão de projetos/programas de ações governamentais articuladas à área educacional ou social, em nível federal ou estadual, ou em assistência técnica de projetos de ação dessa natureza. Desejável: Experiência em programas e projetos relacionados à educação de jovens e adultos e/ou educação do campo, formação de profissionais da educação, em nível federal ou estadual, no âmbito da educação profissional e tecnológica, e a regulação, avaliação e supervisão de cursos da educação básica, ou profissional ou superior.
- Disponibilidade para viagens em todo o território nacional.
Atribuições e Responsabilidades
- Atividades do Produto 01:
- Mapear o perfil dos profissionais das instituições públicas e privadas de Educação Profissional e Tecnológica, considerando: rede ofertante (SNA, redes federal, estaduais e municipais públicas); endereço (sede, campi ou unidade vinculada); dependência administrativa (público e privada); ingresso na instituição de ensino; nível de escolaridade e titulação; distribuição de profissionais por componentes curriculares; funções docentes; idade; necessidade de formação; legislação bem como a articulação entre formação, remuneração, carreira, expansão das redes públicas e privadas e condições de trabalho dos profissionais, dentre outras questões.
- Mapear experiências de formação pedagógica (cursos e/ou certificação de saberes) de docentes em efetivo exercício da profissão, oferecidos por instituições públicas e privadas de educação profissional e tecnológica.
- Atividades do Produto 02:
- Identificar, sistematizar, analisar e selecionar experiências de formação e certificação de profissionais da educação, nas redes públicas e privadas de educação profissional e tecnológica, nas regiões Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro‐Oeste.
- Elaborar instrumento de avaliação in loco de experiências de formação e certificação de profissionais da educação nas redes públicas e privadas de educação profissional e tecnológica.
- Elaborar cronograma de aplicação de instrumento de avaliação in loco de experiências, formação e certificação de profissionais da educação nas redes públicas e privadas de educação profissional e tecnológica.
- Aplicar instrumento de avaliação in loco de experiências de formação e certificação de profissionais da educação, nas redes públicas e privadas, de educação profissional e tecnológica.
- Analisar resultados obtidos nas avaliações in loco de experiências de formação e certificação de profissionais da educação nas redes públicas e privadas de educação profissional e tecnológica.
- Atividades do Produto 03:
- Sistematizar e analisar legislação e diretrizes nacionais referentes à formação inicial e continuada de profissionais da educação básica no âmbito do Ministério da Educação, destacando estudos realizados para fundamentar a construção das Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial e continuada dos professores e profissionais da educação profissional e tecnológica.
- Propor estratégia para formulação de Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial e continuada dos professores e profissionais da educação profissional e tecnológica.
- Atividades do Produto 04:
- Sistematizar e analisar legislação e políticas referentes à formação inicial e continuada de profissionais da educação básica no âmbito do Ministério da Educação e da Capes, destacando estudos realizados para fundamentar a construção de política de formação inicial e continuada, certificação e valorização dos profissionais da educação profissional e tecnológica.
- Propor estratégia para formulação de política de formação inicial e continuada, certificação e valorização dos profissionais da educação profissional e tecnológica.
Produtos
- Documento técnico contendo diagnóstico do perfil de profissionais, envolvendo as dimensões quantitativa e qualitativa, e de experiências de formação pedagógica de docentes em efetivo exercício da profissão, nas instituições públicas e privadas de educação profissional e tecnológica.
- Documento técnico contendo estudo sobre os resultados obtidos nas experiências de formação e certificação de profissionais da educação nas redes públicas e privadas de educação profissional e tecnológica, nas cinco regiões da federação (Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro‐Oeste), incluindo a elaboração da metodologia utilizada.
- Documento técnico contendo proposta de estratégia para formulação de Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial e continuada dos professores e profissionais da educação profissional e tecnológica.
- Documento técnico contendo proposta de estratégia para formulação de política de formação inicial e continuada, certificação e valorização dos profissionais da educação profissional e tecnológica, a ser coordenada pela SETEC/MEC.
Observação
- Local de Trabalho: Brasília – DF
- Duração do contrato: Até 09 meses
Produtos da educação profissional e tecnológica integrada à educação de jovens e adultos
Projeto 914BRZ1137
Projeto 914BRZ1137
Requisitos/Perfil Desejado
- Qualificação educacional: Ensino Superior Completo em qualquer área, com diploma devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. Especialização ou Mestrado nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Biológicas ou Exatas, com diploma devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação.
- Experiência profissional: Experiência comprovada de 03 anos em gestão de projetos/programas de ações governamentais articuladas à área educacional ou social, em nível federal ou estadual, ou em assistência técnica de projetos de ação dessa natureza. Desejável: Experiência em programas e projetos relacionados à educação de jovens e adultos e/ou educação do campo, formação de profissionais da educação, em nível federal ou estadual, no âmbito da educação profissional e tecnológica, e a regulação, avaliação e supervisão de cursos da educação básica, ou profissional ou superior.
- Disponibilidade para viagens em todo o território nacional.
Atribuições e Responsabilidades
- Atividades do Produto 01:
- Levantar dados de instituições e matrículas na educação profissional e tecnológica integrada à educação de jovens e adultos (EPT/EJA), considerando: rede ofertante (SNA, redes federal, estaduais e municipais públicas); endereço (sede, campi ou unidade vinculada); tipos de curso (FIC, técnico); formas de oferta de cursos (integrada, concomitante, subsequente); modalidades de oferta (presencial, EaD, alternância); dependência administrativa (público e privada); fontes de financiamento e respectivos responsáveis pelas ações de ensino e pela coordenação pedagógica (pró‐reitores de ensino, diretores e coordenadores pedagógicos, dentre outros).
- Sistematizar e analisar dados coletados sobre evolução de matrículas na educação profissional e tecnológica integrada à educação de jovens e adultos (EPT/EJA), no período de 2006 a 2016 e a capacidade de expansão da oferta, considerando: rede ofertante (SNA, redes federal, estaduais e municipais públicas); endereço (sede, campi ou unidade vinculada); tipos de curso (FIC, técnico); formas de oferta (integrada, concomitante, subsequente); modalidades de oferta (presencial, EaD, alternância); dependência administrativa (público e privada); fontes de financiamento e respectivos responsáveis pelas ações de ensino e pela coordenação pedagógica (pró‐reitores de ensino, diretores e coordenadores pedagógicos, dentre outros).
- Atividades do Produto 02:
- Elaborar metodologia e instrumento de avaliação in loco de experiências de atuação das redes públicas e privadas de educação profissional e tecnológica no atendimento ao público da EJA, nas seguintes dimensões: orçamento/investimento/financiamento, perfil e formação dos profissionais, políticas de gestão da oferta, currículo e organização didático‐pedagógica, infraestrutura física e material, políticas acadêmicas, assistência estudantil, percepção dos estudantes e requisitos legais.
- Elaborar cronograma de aplicação de instrumento de avaliação in loco de experiências de atuação das redes públicas e privadas de educação profissional e tecnológica no atendimento ao público da EJA.
- Aplicar instrumento de avaliação in loco de 05 experiências de atuação das redes públicas e privadas de educação profissional e tecnológica no atendimento ao público da EJA.
- Sistematizar e analisar resultados obtidos nas avaliações in loco de experiências de atuação das redes públicas e privadas de educação profissional e tecnológica no atendimento ao público da EJA.
- Atividades do Produto 03:
- Propor estratégias para ampliar e qualificar a oferta da educação profissional e tecnológica integrada à educação de jovens e adultos (EPT/EJA), no âmbito das iniciativas de oferta via matriz orçamentária da rede federal, considerando 10% de matriculas previstas no Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006 (Decreto do PROEJA).
- Propor estratégias para ampliar e qualificar a oferta da educação profissional e tecnológica integrada à educação de jovens e adultos, no âmbito do Pronatec EJA: nas redes federal, estaduais e distrital com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
- Propor estratégias para ampliar e qualificar a oferta da educação profissional e tecnológica integrada à educação de jovens e adultos, no âmbito do Pronatec EJA, em todas as redes de EPT com Bolsa‐Formação.
- Propor estratégias para ampliar e qualificar a oferta da educação profissional e tecnológica integrada à educação de jovens e adultos, no âmbito do Pronatec EJA, na modalidade EaD via Rede e‐Tec.
- Atividades do Produto 04:
- Analisar e sugerir aprimoramento da proposta de Documento Base para Educação Profissional e Tecnológica integrada à Educação de Jovens e Adultos, que define diretrizes operacionais para atuação das redes públicas e mecanismos para fortalecimento e ampliação da oferta e mobilização do público para acesso às vagas.
- Elaborar proposta de documento com síntese das diretrizes operacionais propostas pelo Documento Base para a Educação Profissional e Tecnológica integrada à Educação de Jovens e Adultos, para ser disponibilizada às redes de EPT.
Produtos
- Documento técnico contendo análise das instituições das redes federal, estaduais e municipais públicas de EPT e do SNA, considerando evolução de matrículas na educação profissional e tecnológica, integrada à educação de jovens e adultos (EPT/EJA), no período de 2006 a 2016, e a capacidade de expansão da oferta, pelas seguintes classificações: rede ofertante; endereço; tipos de curso; formas de oferta; modalidades de oferta; dependência administrativa; fontes de financiamento e respectivos responsáveis pelas ações de ensino e coordenação pedagógica.
- Documento técnico contendo estudo sobre resultados obtidos das experiências de atuação das redes públicas e privadas de educação profissional e tecnológica no atendimento ao público da EJA, nas regiões Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro‐Oeste, incluindo elaboração da metodologia utilizada e avaliação da oferta.
- Documento técnico contendo proposição de estratégias para subsidiar a ampliação e qualificação da oferta da educação profissional e tecnológica integrada à educação de jovens e adultos, no âmbito das iniciativas de oferta via matriz orçamentária e via Pronatec (nas redes federal, estaduais e distrital; em todas as redes de EPT com bolsa‐formação e na modalidade EaD, via Rede e‐Tec).
- Documento técnico contendo proposta de estratégia para aprimoramento do Documento Base para a Educação Profissional e Tecnológica integrada à Educação de Jovens e Adultos, que define diretrizes operacionais para atuação das redes de EPT e mecanismos para fortalecimento, ampliação da oferta e mobilização do público para acesso às vagas.
Observação
- Local de Trabalho: Brasília – DF
- Duração do contrato: Até 09 meses
Educação do campo, das florestas e das águas
Projeto 914BRZ1137
Projeto 914BRZ1137
Requisitos/Perfil Desejado
- Qualificação educacional: Ensino Superior Completo em qualquer área, com diploma devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. Especialização ou Mestrado nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Biológicas ou Exatas, com diploma devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação.
- Experiência profissional: Experiência comprovada de 03 anos em gestão de projetos/programas de ações governamentais articuladas à área educacional ou social, em nível federal ou estadual, ou em assistência técnica de projetos de ação dessa natureza. Desejável: Experiência em programas e projetos relacionados à educação de jovens e adultos e/ou educação do campo, formação de profissionais da educação, em nível federal ou estadual, no âmbito da educação profissional e tecnológica, e a regulação, avaliação e supervisão de cursos da educação básica, ou profissional ou superior.
- Disponibilidade para viagens em todo o território nacional.
Atribuições e Responsabilidades
- Atividades do Produto 01:
- Levantar dados de instituições e matrículas na educação profissional e tecnológica, considerando: rede ofertante (redes federal, estaduais e municipais públicas); endereço (sede, campi ou unidade vinculada); tipos de curso (FIC, técnico, superior de tecnologia); formas de oferta de cursos técnicos (integrada, concomitante, subsequente); modalidades de oferta (presencial, EaD, EJA, alternância); tipo de público (populações do campo, florestas e das águas e povos e comunidades tradicionais); fontes de financiamento e respectivos responsáveis pelas ações de ensino e coordenação pedagógica (pró‐reitores de ensino, diretores e coordenadores pedagógicos, dentre outros).
- Sistematizar e analisar dados coletados sobre evolução de matrículas na educação profissional e tecnológica em cursos ofertados para populações do campo, florestas e das águas e povos e comunidades tradicionais, no período de 2006 a 2016 e a capacidade de expansão da oferta, considerando: rede ofertante (redes federal, estaduais e municipais públicas); endereço (sede, campi ou unidade vinculada); tipos de curso (FIC, técnico, superior de tecnologia); formas de oferta de cursos técnicos (integrada, concomitante, subsequente); modalidades de oferta (presencial, EaD, EJA, alternância); fontes de financiamento e respectivos responsáveis pelas ações de ensino e pela coordenação pedagógica (pró‐reitores de ensino, diretores e coordenadores pedagógicos, dentre outros).
- Atividades do Produto 02:
- Elaborar diagnósticos estaduais de educação profissional e tecnológica do campo na rede federal enviados para a SETEC/MEC, com respectivos responsáveis pela organização dos Encontros Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica do Campo na Rede Federal.
- Sistematizar e analisar dados coletados nos diagnósticos estaduais de educação profissional e tecnológica do campo na rede federal.
- Atividades do Produto 03:
- Elaborar metodologia e instrumento de avaliação in loco de experiências de cursos de educação profissional e tecnológica para populações do campo, florestas e das águas e povos e comunidades tradicionais, nas redes públicas de EPT, considerando as seguintes dimensões: orçamento/investimento/financiamento, perfil e formação dos profissionais, políticas de gestão da oferta, currículo e organização didático‐pedagógica, infraestrutura física e material, políticas acadêmicas, assistência estudantil, percepção dos estudantes e requisitos legais.
- Elaborar cronograma de aplicação de instrumento de avaliação in loco de experiências de cursos de educação profissional e tecnológica para populações do campo, florestas e das águas, e povos e comunidades tradicionais, nas Redes públicas de EPT.
- Aplicar instrumento de avaliação in loco de experiências de cursos de educação profissional e tecnológica para populações do campo, florestas e das águas e povos e comunidades tradicionais, nas redes públicas de EPT.
- Sistematizar e analisar resultados obtidos nas avaliações in loco de experiências de cursos de educação profissional e tecnológica para populações do campo, florestas e das águas e povos e comunidades tradicionais, nas redes públicas de EPT.
- Atividades do Produto 04:
- Propor estratégias para ampliar a oferta da educação profissional e tecnológica para populações do campo, das florestas e das águas e povos e comunidades tradicionais, nas Redes públicas.
- Elaborar sugestões para qualificar a oferta dos cursos de educação profissional e tecnológica do campo, das florestas e das águas nas Redes públicas de EPT.
Produtos
- Documento técnico contendo análise das instituições de EPT públicas, considerando evolução de matrículas na educação profissional e tecnológica em cursos ofertados para populações do campo, florestas e das águas e povos e comunidades tradicionais, no período de 2006 a 2016, e a capacidade de expansão da oferta, pelas seguintes classificações: rede ofertante; endereço; tipos de curso; formas de oferta de cursos técnicos; modalidades de oferta; tipo de público e respectivos responsáveis pelas ações de ensino e pela coordenação pedagógica (pró‐reitores de ensino, diretores e coordenadores pedagógicos, dentre outros).
- Documento técnico contendo estudo sobre resultados obtidos nos diagnósticos estaduais de educação profissional e tecnológica do campo na rede federal.
- Documento técnico contendo estudo sobre resultados obtidos das experiências de atuação das redes públicas de educação profissional e tecnológica no atendimento das populações do campo, florestas e das águas e povos e comunidades tradicionais, nas regiões Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro‐Oeste, incluindo metodologia utilizada e avaliação da oferta.
- Documento técnico contendo proposição de estratégias para subsidiar a ampliação e qualificação da oferta da educação profissional e tecnológica para populações do campo, das florestas e das guas e povos e comunidades tradicionais, nas Redes públicas de EPT.
Observação
- Local de Trabalho: Brasília – DF
- Duração do contrato: Até 09 meses
Envio de Currículos
Envio de currículos até dia 13 de Novembro de 2016
Interessados que se encaixem no perfil acima devem encaminhar currículo (em anexo e no corpo da mensagem) para ugpsetec@mec.gov.br indicando no campo Assunto: o número do edital e o nome do perfil.
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